No cenário digital, entre sites, e-commerces e blogs, mais especificamente falando, “breadcrumbs” é o termo designado ao esquema de navegação que auxilia o usuário a encontrar sua localização dentro de uma dessas plataformas. Possui tradução livre para “migalhas de pão”, fazendo alusão a história de João e Maria, que demarcavam seu caminho pela floresta, deixando migalhas de pão pelo chão, de maneira que assim saberiam por onde voltar. No âmbito online, essa tática não é diferente. Os “breadcrumbs” ou “navegação estrutural” (na tradução técnica), são muito utilizados em sites que possuem níveis hierárquicos, como o exemplo abaixo.
Aparentemente, uma das principais funções desse modelo, é facilitar, organizar e proporcionar uma melhor experiência de localização para o usuário, porém, o uso de breadcrumbs acarreta outros benefícios. Em SEO, por exemplo, os breadcrumbs podem ser uma ótima tática. Isso porque o Google oferece um melhor posicionamento para sites que possuem informações exibidas de maneira mais organizada, logo, o algoritmo do buscador dá preferência aqueles que o auxiliem a exibir resultados de maior relevância.
É importante ressaltar que a questão das palavras-chaves vale para toda a estratégia. Em função disso, é primordial que ao nomear as categorias e subcategorias de seus breadcrumbs, você se lembre de utilizar palavras-chaves que tenham um considerável número de pesquisas.
Quando utilizar?
O uso de breadcrumbs é indicado especialmente para sites que demandam de conteúdo distribuído de maneira hierárquica. Suponhamos que você tenha um e-commerce de produtos destinados a cabelos. Os breadcrumbs funcionariam para você da seguinte maneira:
“Home > Creme para Cabelos > Hidratação > Cabelos Com Química > Lóreal Paris Hidratação Power”
O que tornaria a busca por parte das usuárias, uma experiência mais organizada e eficaz.
Porque usar breadcrumbs?
• Excelente recurso de usabilidade.
• Eliminam cliques adicionais.
• Mostram a hierarquia para usuário.
• São visualmente agradáveis.
• Diminuem a Taxas de Rejeição do site.
• Estimulam o interesse e curiosidade dos visitantes.
• Reforçam a autoridade da página, resultando uma melhor indexação.
Ao aplicar os breadcrumbs em seu site, o usuário terá muito mais facilidade para localizar o produto desejado, perderá menos tempo durante a busca, otimizará a sua experiência de navegação, e muito provavelmente será ainda mais incentivado a realizar a compra e recomendá-lo para outros usuário.
Confira o vídeo que a MZclick preparou sobre Breadcrumbs.
Saiba mais sobre otimização de sites para mecanismos de buscas, conheça nosso curso de SEO online!
[rev_slider cta-planejamento]