A resposta dessa pergunta é bem óbvia. Com o fato do público estar cada vez mais exigente, vence a disputa a empresa que conhecê-lo melhor. Tudo isso porque com o avanço da tecnologia, é muito mais fácil saber pra quem você vende ou quem você atende, evitando assim, o famoso tiro no escuro.
O ato de conhecer o seu consumidor (e demonstrar isso a ele) gera dois tipos de situações positivas: primeiro que ao conhecê-lo melhor, a chance da assertividade fica maior. Você não corre o risco de oferecer dentre tantas promoções da sua loja, por exemplo, um carrinho de bebê, para um rapaz solteiro e sem filhos. A segunda, é a possibilidade de estreitar o relacionamento que você tem com esse cliente. Quando você compreende o perfil de quem compra com você e sabe interpretar esses dados, você desenvolve uma nova tática a seu favor.
Podemos dividir o cenário acima em duas situações: uma boutique feminina pequena, com movimentação seletiva, e um grande e-commerce.
Loja Física
Na primeira situação, a pequena rotatividade de clientes permite que você conheça melhor o perfil de cada um deles. Permite que você faça com que “Maria” que gosta de se sentir especial, sinta mais exclusividade na loja, quando uma peça da nova coleção fica separada especialmente para ela. Faz com que “Helena” sinta mais hospitalidade quando você serve um chá de laranja com hortelã. E também quando oferece um tablet com as notícias do dia para “Valter”, pois sabe que sua esposa costuma demorar na hora de provar as peças.
E-commerce
Já na questão do e-commerce, os famosos e-mails marketing cumprem esse papel quando enviam novas promoções, produtos semelhantes ou relacionados, novidades da marca e mensagens personalizadas, como aniversário, Natal e outras festividades. Oferecer um conteúdo que seja realmente interessante, relevante e que agregue valor e conhecimento também é uma opção, pois o cliente percebe que o seu conhecimento sobre ele vai além da questão financeira (o que ele compra), e engloba algo mais pessoal (o que ele gosta). Ponto positivo para você.
Como e por que conhecer o perfil do consumidor?
Quando falamos em “conhecer o perfil do consumidor” pensamos em “o que eles gostariam de comprar” e “como eles gostam de ser tratados”, essas que são as duas principais perguntas de qualquer empresa que deseja vender mais e se consolidar no mercado precisam fazer.
Compreender os hábitos de consumo, suas atividades profissionais, passatempos favoritos, entre outras características que possam influenciar na maneira que ele compra. Isso acontece porque o perfil do consumidor sofreu diversas alterações no decorrer dos anos, com a chegada da internet e todas as informações que ela oferece, a maioria deles não hesita mais em trocar certos hábitos. Se a internet disser que a loja “x” oferece mais benefícios ou agrados aos seus consumidores e a atual loja “y” estiver deixando a desejar, não precisaremos analisar muito para identificar quem está propenso a perder o cliente para a concorrência, não é mesmo?
A disputa pela atenção dos consumidores tem sido acirrada, e as informações, expectativas e desejos deles tem valido ouro. A saída é buscar um relacionamento maior com ele, compreender as necessidades e buscar ir além, tentar surpreendê-lo.
Se relacionar com seu cliente vai fazer com que você o conheça melhor, possa atendê-lo melhor, e consequentemente ser a melhor opção para ele.
Não perca essa oportunidade. Faça a diferença!
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