O Email Marketing indiscutivelmente faz parte de uma boa estratégia de relacionamento e sucesso. Responsável por enviar emails a um banco de dados (potenciais ou efetivos clientes previamente cadastrados), a ferramenta costuma ser utilizada por empresas para divulgar novos produtos, ofertas, novidades, promoções, comunicados e qualquer outro conteúdo informativo relevante.
Entretanto, para que a estratégia seja realizada com êxito e funcione adequadamente, é necessário contar com uma plataforma de confiança e que seja eficiente. Apresentaremos hoje duas delas, no intuito de abordar suas características, evidenciar suas vantagens e esclarecer suas diferenças. Acompanhe conosco!
MailChimp
A MailChimp é uma ferramenta completa para enviar e acompanhar Email Marketing. Dispensando qualquer tipo de instalação, ela funciona pela internet e viabiliza o controle pleno de todo o processo. Permite a criação do email com modelos prontos, exibe relatórios completos de emails abertos e cliques recebidos, permite o gerenciamento de usuários, segmentação e criação de grupos, bem como, filtro de spam (além de ser compatível com plataformas mobile).
Ao gerenciar todos os emails cadastrados na sua lista, ele permite que você dispare de forma mais rápida e automatizada, pois viabiliza o agendamento do horário que você deseja. É interessante ressaltar que a ferramenta apresenta a opção de disparo no melhor horário de acordo com as métricas e também fazer testes pra identificar qual email converte mais.
No quesito relacionamento com o cliente, a MailChimp também marca presença ao oferecer uma função de auto-responder. Assim que alguém se cadastra no seu site, por exemplo, ela automaticamente recebe um email de boas-vindas uma vez que essa estratégia tenha sido pré-estabelecida no programa.
HubSpot
Numa era repleta de ferramentas de marketing e comunicação, o HubSpot oferece o apoio necessário para reunir todos esses elementos diários. Em um só login, você pode criar CTAs, Landing Pages, enviar e-mail marketing e atualizar suas redes sociais e ainda acompanhar relatórios. HubSpot nada mais é, que o braço direito do Inbound Marketing.
No âmbito do Email Marketing, a maioria dos softwares, incluindo o MailChimp, oferecem apenas a opção de criar uma lista de contatos e enviar o conteúdo para eles. Uma vez que ele é integrado com ferramentas de geração de leads, o HubSpot colabora na atração de novos clientes, visto que utiliza recursos de personalização e automação do marketing. Resumindo: você pode garantir que seu e-mail coincida com o interesse de cada destinatário.
Através dessa plataforma, sua empresa terá otimização de tarefas com a aplicação do Inbound Marketing, já que essa abordagem é melhor aceita pelos usuários, por trabalhar com atração ao invés da famosa “imposição” de conteúdo/produtos.
Comparativo
Ambas ferramentas são extremamente úteis no cenário digital e no envio de email marketing. Tudo depende da estratégia que vai ser utilizada pela empresa e como ela quer atingir o público que vai receber esses conteúdos. Por exemplo, uma empresa que deseja apenas consolidar seu nome no mercado e fixá-lo na cabeça dos usuários, pode ser plenamente suprida pelos recursos que o MailChimp oferece.
Já quando o objetivo é oferecer um produto específico, apresentar uma marca exclusiva para um tipo de público e principalmente, oferecer soluções mais assertivas para um determinado usuário, o HubSpot se apresenta como a ferramenta ideal.
Faça uma boa análise dos seus objetivos e defina a sua.
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