Muitas empresas costumam anunciar seus produtos e serviços no Facebook, mas a grande maioria comete erros na hora de realizar esse processo. Nesse artigo vamos listar e discorrer sobre os 8 erros mais comuns, capazes de prejudicar sua estratégia e comprometer seu desempenho. A partir dele, entenderemos a melhor forma de garantir bons resultados através desses anúncios.
Não definir seu público-alvo claramente.
Definir qual é seu target e conhecê-lo bem, é o primeiro passo para dar início a qualquer campanha. Nesse quesito você deve conhecer seus hábitos e consumo, sua faixa etária, gostos, costumes, localização geográfica e seu nível de escolaridade. Toda informação a cerca de seu público-alvo é de extrema importância.
Não tente anunciar sem essas informações! Essa etapa é um fator fundamental para o sucesso ou fracasso da sua campanha.
Não estudar a concorrência
Como qualquer usuário da rede social, você também recebe diversos anúncios em seu perfil e sabe exatamente o que é considerado relevante ou desagradável. Use essa experiência na hora de criar os seus.
Contudo, é necessário ir um pouco mais além, por isso procure curtir as páginas dos seus concorrentes e acompanhar seus anúncios e seus conteúdos. Pode ser uma boa referência pra quem precisa de um ponto de partida.
Não identificar e explorar o diferencial de seu produto
Você não deve apenas anunciar, mas também dizer ao seu público-alvo qual é o seu diferencial e fazer com que ele queira comprar o seu produto e não o do concorrente. Ao anunciarem, muitos pecam por utilizarem de forma abusiva os chavões publicitários e acabam por esquecer do destaque ao produto que está sendo anunciado fazendo com que seu anúncio seja apenas mais um na multidão.
Lembre-se sempre de destacar seu diferencial e colocá-lo de forma que seja a primeira coisa que o usuário visualizará.
Pecar na escolha da imagem
Primeiramente, lembre-se sempre de escolher a imagem no formato correto. Use sempre cores chamativas e procure utilizar elementos que despertem a curiosidade de seu público-alvo. O usuário, na maioria das vezes, não vai ler a mensagem escrita no anúncio, portanto a imagem precisa dizer muito. Evite polui-la com excesso de texto, o Facebook reprova esse tipo de anúncio.
*Outra dica, é fazer testes A/B entre imagens para identificar o que desperta maior interesse dos seus usuários.
Erro na mensagem
A mensagem do anúncio não precisa ser curta, mas precisa ser relevante. Ela precisa passar ao usuário, além de tudo, um argumento que estimule seu clique, para que se tudo ocorrer como planejado, ele vire seu cliente.
Fique atento à linguagem, ela deve ser utilizada de acordo com seu público-alvo e com sua marca, seja ela técnica ou coloquial. Nesta etapa também é interessante fazer testes A/B.
E nunca escreva uma mensagem inteira em Caps Lock, isso realmente não é bom!
Segmentação do público errada
Tenha cuidado na hora de preencher o campo “interesses” ao criar uma campanha na plataforma do Facebook Ads. Ele é um dos pontos principais da segmentação, por isso se você preencher com as informações erradas, a possibilidade da não efetividade da campanha será maior.
Para não pecar nesta etapa, o tópico número 1 deve ser bem feito. Por isso, muita atenção ao fazê-lo!
Não renovar o conteúdo dos anúncios
É importante variar os anúncios durante uma campanha prolongada. Mesmo com uma excelente proposta, os conteúdos acabam se tornando repetitivos, fazendo com que o público “enjoe” e ele perca sua força.
Não realizar a renovação desses anúncios pode fazer os CTR e engajamento, altos no início da campanha, caírem ao final do período da mesma. E o que poderia ser um extremo sucesso, pode ter apenas um resultado mediano.
Não ter metas de conversão e orçamento
Sem estabelecer uma meta de conversão baseada em seu orçamento, você não terá como avaliar o desempenho de sua campanha. Sem essa métrica, você pode julgar que ela possui um ótimo resultado, devido aos dados dos gráficos, mas possivelmente pode estar gastando sua verba, sem entender o porque disso.
Esses tópicos podem auxiliar a obtermos um resultado positivo ao anunciar no Facebook, mas é importante lembrar que todo processo requer planejamento e organização. Não deixe que a pressa e a falta de atenção comprometa seu anúncio!