Na era da informação, não basta só adquirir clientes, mas também conquistá-los. A verdade é que a concorrência vem crescendo, e tão difícil quanto trazer novos clientes, é manter um cliente fiel à sua marca, empresa ou produto. Segundo Wlamir Bello, consultor do Sebrae, é dez vezes mais barato atrair e manter um cliente do que conseguir novos.
Para fidelizar um cliente é necessário que ele se engaje e se identifique com sua marca, e é nesse cenário que o marketing de conteúdo possui um papel primordial.
Conceito de Marketing de Conteúdo
Marketing de conteúdo consiste em oferecer materiais textuais, gráficos e audiovisuais para potenciais leads e para reais clientes. A ideia não é somente “criar matérias”, mas sim identificar as necessidades e dúvidas dos seus clientes para então fornecer soluções, através de conteúdos.
Crie conteúdos relevantes
Antes de iniciar a produção de conteúdos, é fundamental um planejamento e um entendimento do seu público-alvo. Antes de pensar em temas, em títulos e tópicos, sua empresa deve ter definido de forma completa seu público-alvo de interesse. Não pense somente em itens básicos, como faixa etária ou sexo, vá além: pense nos gostos, nos interesses do seu cliente: O que seu cliente faz? O que ele gosta? Onde e como ele busca informações? A parte mais difícil, e também o segredo para sucesso de qualquer estratégia é entender qual o público a ser atingido.
Após entender seu público-alvo, ainda não é hora de sair criando conteúdos, é necessário agora identificar os problemas, as dúvidas e necessidades desse público. É nesse momento que sua empresa deve responder às seguintes perguntas: Quais são as dúvidas dos meus clientes? Quais materiais eles buscam na internet relacionados ao meu produto ou serviço? Que tipo de material eles preferem?
Com o público-alvo definido e os problemas identificados, aí vem a hora de começar a produção. Não, não é hora de sair produzindo conteúdo sem planejar, mas sim de criar uma lista de temas que visem responder ou solucionar os problemas identificados na etapa anterior. Quando definidos os temas, pense em títulos relevantes que atraiam a atenção dos usuários, para então produzir efetivamente.
Divulgue seus conteúdos para seus clientes
Após finalizar seus conteúdos, é hora de divulgá-los para seus clientes. Pense onde você pode inserir seus conteúdos de forma que ele alcance seus clientes. Divulgue-os em seus meios de comunicação, melhore a descrição de seus produtos ou serviços e crie um canal de relacionamento, onde seu cliente pode acessar todo seu conteúdo e até mesmo interagir, dando dicas, sugestões e opiniões. Caso seu cliente não chegue ao seu canal, seja proativo e leve o conteúdo ao seu cliente – newsletters e retargeting podem ser excelentes ferramentas para esse objetivo.
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