Se comunicar com seu cliente é uma das formas mais eficazes de fidelização nos tempos atuais. Manter um relacionamento com o cliente o deixa mais confortável para realizar uma nova compra e até mesmo indicar a sua empresa para parentes e amigos.
São diversas as formas de conversar com o seu cliente durante ou após uma compra em seu site. Vamos conferir algumas delas:
Chat
Imagine-se entrando em uma loja física e ter uma dúvida sobre um determinado produto ou serviço e nenhum vendedor disponível para te atender. É assim que seu cliente se sente quando entra no seu site e vê o chat offline. Ele pode desistir da compra por não ter alguém disponível para lhe dar a atenção necessária.
Central de Relacionamento
Da mesma forma que um cliente se sente seguro quando tem um chat disponível para atendê-lo na loja ele vai gostar de saber que existe uma Central de Relacionamento onde ele pode tirar dúvidas sobre pedidos feitos, saber o endereço das lojas físicas e até solicitar a troca do produto, se houver necessidade.
Em alguns casos vale até criar um FAQ onde o cliente pode pesquisar a dúvida que ele tem antes mesmo de entrar em contato.
E-mail Marketing
Oferecer descontos, apresentar novidades ou até um simples e-mail felicitando seu cliente por mais um aniversário são algumas opções para manter um relacionamento com ele através do e-mail marketing.
Nesse caso, cuidado para não ser inconveniente e encher a caixa de entrada do cliente diariamente. É interessante manter uma periodicidade média entre o envio dos e-mails.
Se sua empresa oferece produtos ou serviços que precisam ser comprados com frequência, vale manter um banco de dados atualizado e lembrar o seu cliente de procurar sua loja quando precisar do seu produto ou serviço novamente.
Ligação
Um cliente efetuou uma compra no seu site, mas não pagou o boleto ou o cartão foi recusado? Não cancele a compra logo de cara, entre em contato com ele e tente oferecer outras opções de pagamento ou parcelamento.
Mídias Sociais
Hoje em dia é muito grande a fatia de clientes que busca informações e tira dúvidas através das redes sociais das lojas. Manter um relacionamento com seus clientes através desses canais irá auxiliar na fidelização dos clientes e no fortalecimento da sua marca no mercado. É importante estar presente nas redes e se relacionar com o cliente sempre que ele lhe solicitar. Deixar um cliente aguardando uma resposta por uma semana causará uma impressão ruim para ele e para quem mais ver essa falta de relacionamento.
Agora queremos saber quais dessas dicas você já utiliza no seu negócio. Você usa um método que não foi citado? Conte para nós!
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