Seu site acabou de ser finalizado, mas você não sabe por onde começar a otimização? De fato, algumas técnicas de SEO são complexas e passíveis de execução apenas por profissionais especializados.
A primeira fase, por exemplo, consiste no cumprimento de ações básicas, construindo um verdadeiro “alicerce” para as futuras estratégias e continuidade do projeto de otimização:
1- Definir Objetivo
Antes de tudo, é preciso definir o objetivo do seu projeto em longo prazo. Qual o objetivo da otimização? Que números deseja alcançar? O foco é aumentar as vendas ou as visitas? Somente com o objetivo definido é possível traçar e mensurar ações.
2 – Ferramentas de Acompanhamento
Usar ferramentas para nortear as mensurações de resultados é indispensável. Por isso, desde o início do projeto, o gestor da otimização deve configurar o site dentro do Google Analytics, do Webmasters Google e do Webmaster Bing. Essas ferramentas são importantes para acompanhar os resultados e para verificar dicas qualificadas sobre otimização.
3- Análise Completa da Programação
Uma análise completa da programação do site é indispensável para o início do projeto. Somente definir palavras-chave e otimizar as páginas não basta se a programação do site não estiver impecável e dentro das boas práticas recomendadas pelos Buscadores.
4- Mapeamento de palavras-chave
Com os passos acima implementados, o primeiro passo é realizar a seleção das melhores palavras-chave para se trabalhar, de acordo com os produtos, serviços ou informação do site. As palavras-chave devem corresponder com seu objetivo.
5- Planejamento Onpage
A implementação de táticas internas – ou seja, onpage – deve ser planejada considerando arquitetura de informação e usabilidade tanto para o Google quanto para o usuário.
Os algoritmos necessitam encontrar conexões claras entre os links e páginas do site, enquanto os internautas precisam de páginas que carregam rapidamente, sem erros de redirecionamento e com informações úteis.
Nessa etapa, é indispensável escolher as páginas mais importantes para seu negócio para começar a otimização. Lembre-se que essas páginas devem ser as mais qualificadas para o seu objetivo.
6- Codificação e definição do que será mostrado na busca
A codificação é, na verdade, uma das etapas do planejamento onpage, que exige profundo conhecimento técnico, incluindo a compreensão de robots.txt para convergir às buscas em páginas específicas dentro do site, conforme os objetivos do empresário.
7- Planejamento off page
Além da parte técnica do SEO que é executada dentro do site, é impreterível planejar as estratégias offpage, implementadas externamente. Nessa etapa entram as publicações de artigos em sites parceiros para construir ligações de links, divulgação do conteúdo nas redes sociais, oferecimento de newsletter, dentre outras possibilidades.
8- Mapa do site
É necessário fazer um sitemap em XML que será interpretado pelos buscadores para entender melhor a estrutura e as páginas do seu site. De forma resumida, esse arquivo fornece um real mapa de cada área do seu site.
9- Revisão dos planejamentos estruturais:
Para fechar as etapas básicas de SEO, o gestor deve revisar todos os planejamentos estruturais onpage e off page, verificando a necessidade de alterações futuras e seus impactos em todo o projeto de otimização.
Concluída a fase de estruturação é só começar a trabalhar no site tudo o que foi planejado. Lembre-se de que esse é apenas o projeto “raso”. Estratégias posteriores devem ser implementadas para gerar bons resultados no ranqueamento.
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