Estabelecer visibilidade nos sites de buscas não ocorre da noite para o dia já que os algoritmos podem mudar e redefinir novas ordens para as estratégias de otimização de tempos em tempos. O jeito é traçar um objetivo a ser conquistado com planejamento, foco e, sobretudo, organização. Para entender como obter um desempenho satisfatório na estrutura das táticas de otimização é válido compreender em primeiro lugar o que é relevância.
Um site precisa ser programado para ser “o negócio certo no lugar certo” quando os usuários estiverem em busca de seus interesses no Google. E é aí que as ferramentas de marketing digital entram em cena, analisando o perfil do público-alvo e fazendo a ponte entre o que ele procura (da forma que ele naturalmente procura e não do jeito que a empresa quer ou presume ser procurada) e as páginas de um determinado site. Fazer esse caminho fluir com frequência significa que o site tem boas estratégias de relevância em SEO, pois costuma atrair os visitantes e gerar tráfego.
Entendendo a otimização
A tática é basicamente como um processo de reconhecimento: primeiro se trabalha estruturando a arquitetura das informações e otimizando as páginas com conteúdo de qualidade; consequentemente outros sites de maior visibilidade podem utilizar esse material como referência e recomendar links, a divulgação adequada pode começar a trazer resultados e organicamente o site passa a se estabelecer nas buscas.
O tráfego gerado por meio de links externos eleva o pagerank, método que o Google utiliza para determinar a relevância em seo dos sites. Se as pessoas estão indicando links, redistribuindo seu conteúdo e falando sobre ele é porque ele é bom e o Google aceita essas indicações. Outros pontos como o domínio escolhido e tempo de existência do site pesam para que o buscador identifique a autoridade do site.
Construindo autoridade
Ainda que o conteúdo seja diversificado, uma página pode apresentar tráfego de navegação oriundo de buscadores inferior a outras páginas dentro do mesmo site. Isso ocorre por causa falta de análise, adequação de conteúdo para o público-alvo e carência de aprimoramento de seu conteúdo de cada página, que precisa considerar não apenas a quantidade de visitas, mas elevar sua qualidade com conversões. Páginas que recebem alto tráfego nas buscas orgânicas atuam em conjunto para construir um site de autoridade com base na relevância.
As ferramentas de marketing utilizadas podem contar, além dos textos, com material em vídeos (se cabível no segmento do negócio, um canal no Youtube), fotos, ilustrações, blogs, entre outros canais de comunicação. Investir na atualização de redes sociais é imprescindível para que o conteúdo seja compartilhado e todo o esforço seja recompensado com a maior visibilidade e movimentação do site, reforçando a busca pela autoridade das páginas e consequente aumento da credibilidade da empresa.
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