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Métricas de engajamento e número de vendas: entenda a relação

As táticas de marketing digital têm buscado cada vez mais, sair da mera publicação de anúncios para também promover o real engajamento dos internautas com as marcas.

Trata-se de uma fusão: campanhas de links patrocinados, SEO e estratégias de conteúdo transformam-se em um “mix” indispensável para promover resultados efetivos para os negócios, aumentando a rentabilidade de uma empresa e construindo sua autoridade na web.

Um ponto fundamental é compreender a relação entre métricas de engajamento e número de vendas.  Tais resultados são diretamente proporcionais entre si e isso significa que, se não houver comprometimento com o primeiro, o segundo irá “despencar”, naturalmente.

Métricas de engajamento: vendas em médio e longo prazo

Para entender melhor essa questão, é preciso esclarecer que as estratégias de marketing digital baseadas em resultados imediatos nem sempre podem ser aplicadas a qualquer produto, serviço ou marca.

Grande parte do trabalho de SEO, marketing de conteúdo ou mesmo links patrocinados depende de um fluxo contínuo de ações, ao considerarmos que o engajamento necessita de constante renovação para não se tornar efêmero. E é justamente esse comprometimento sempre renovado, o responsável pelo reconhecimento da marca e, principalmente, pelo o aumento de vendas em médio e longo prazo.

Mensurando os resultados

Já ficou claro que a medição do engajamento está intrinsecamente ligada aos futuros resultados de vendas. Mas, como mensurá-lo?

Em primeiro plano, é essencial destacar que não existirá um valor monetário por trás das ações de engajamento. Afinal, não é possível calcular em moeda (lucro) o efeito de um comentário sobre um post no Facebook ou blog corporativo, por exemplo.

As ações são colocadas em prática simplesmente porque são imprescindíveis para geração de fidelidade em relação à marca e sua valorização.  E isso está muito além de estatísticas financeiras.

O que deve ser feito, portanto, é o acompanhamento do número de visitas, compartilhamentos e comentários nas redes sociais, retornos de antigos usuários, dentre outros indicadores de opiniões. Com o envolvimento do público ocorrendo verdadeiramente, o número de vendas com certeza se elevará, em uma relação proporcional.

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Por Ricardo Zacho

Co-fundador da MZclick, professor e especialista em Search Marketing.