O que é KEI?
Traduzindo KEI (Índice de Eficiência de Palavras-Chave ou Keyword Efficiency Index). Esse indicador mostra qual a melhor palavra-chave para gerar tráfego ao seu site X o índice de dificuldade da mesma.
Na planilha disponibilizada abaixo temos 5 colunas.
Palavra-chave: São as palavras que analisaremos. Defina essas palavras-chave através da ferramenta de planejador de palavras-chave do Google AdWords.
Relevância: Índice definido por você de acordo com a importância da palavra-chave para uma determinada página. A palavra-chave mais importante leva uma nota 3 e a palavra-chave menos importante leva nota 1.
Pesquisa mensal e Competição: Quantidade de buscas X competidores para uma palavra-chave. Essa métrica também é obtida no planejador de palavra-chave do Google AdWords. Dica Importante: Para obter a concorrência em formato “número” faça o download das palavras-chave através do planejador de palavras-chave.
Ainda sobre a coluna competição, alguns profissionais gostam de utilizar a quantidade de sites aproximados nos resultados do Google como valor de concorrência. Percebam que utilizo a informação do AdWords, pois entendo que se a palavra é concorrida em links patrocinados ela tem uma tendência a ser concorrida em SEO.
KEI: Cálculo levando em consideração quantidade X pesquisa X relevância. Quanto maior o resultado melhor é a palavra-chave.
Conclusão
Selecione os principais termos e faça as devidas otimizações OnPage (Veja 10 dicas de SEO OnPage para E-commerce, porém elas também são úteis para sites institucionais), pois dessa forma você irá garantir mais acessos e um processo de indexação/rankeamento nos buscadores mais consistente.
Nessa planilha usei um exemplo sobre uma URL que vende o celular lumia 1020.
Inicie o trabalho com palavras de relevância 3 e alta KEI.
Faça o download da planilha KEI e preencha de acordo com seu negócio.