Rumores de que o Yahoo lançaria a sua própria plataforma para exibição de vídeos online vem permeando a internet desde o início do ano, mas a confirmação já chegou, segundo fontes da revista de publicidade Ad Age.
A empresa anunciou que o lançamento ocorrerá entre julho e setembro, e haverá o oferecimento de contratos e tarifas por anúncio aos criadores de conteúdo que não conseguem ver possibilidades de ganho no Youtube.
O objetivo dessa movimentação do Yahoo é conquistar criadores com uma receita maior que o Youtube, ou seja, tornar-se o principal concorrente da maior plataforma de vídeos do mundo. Marissa Mayer – CEO da empresa – afirmou em entrevista que o lançamento estava previsto para abril, mas alguns problemas contratuais provocaram o adiamento.
Embora já seja certa a implementação do novo portal, ainda não há nome oficial para o serviço. Por agora, a única certeza é de que todo conteúdo da plataforma será embedável em outros sites e os usuários poderão unificar suas publicações em um painel que inclui o Yahoo, o Flickr e o Tumblr.
Preços mais atrativos
Marissa Mayer afirma que um dos principais objetivos é resolver as diversas queixas dos usuários relacionadas às remunerações praticadas pelo Youtube. Na contramão, a CEO pretende lançar modelos de monetização bem mais rentáveis do que os do concorrente.
Até mesmo a página inicial do Yahoo será utilizada para publicidade extensiva dos conteúdos postados na plataforma. Também há expectativas de que será permitida aos produtores de vídeos, a venda de anúncios juntamente a equipe do Yahoo.
Falando de números
Com essa iniciativa, os “Youtubers” ficaram alarmados, afinal, a promessa é de maior rentabilidade. Segundo estatísticas do AllThingsD, anúncios colocados em vídeos do Youtube podem gerar algo em torno de U$ 2,50 e U$ 10,00 a cada mil visualizações.
Pode parecer pouco, mas o fato é que muitos produtores conseguem ganhar dinheiro no Youtube. De acordo com o Celebrity Networth, os usuários mais bem pagos da plataforma – os maiores nomes do site, claro! – conseguem lucros entre 1 milhão e 7 milhões de dólares por ano.
E considerando essas estatísticas, fica claro que alguns dólares a mais por cada mil visualizações, podem, de fato, fazer toda a diferença. A título de exemplo, vamos calcular um dólar extra para um canal com 10 milhões de visualizações por ano. São 10 mil dólares a mais por ano. – nada mal!
Ainda não há data confirmada para o lançamento oficial devido ao andamento dos processos contratuais, entretanto, é garantido que a plataforma estará na rede no segundo semestre.
Saiba mais sobre os vídeos da internet, através da audiência dos vídeos online.