Categorias
Marketing

7 Dicas para Marketing Digital em 2014

A internet é um dos maiores celeiros de novos negócios, no mundo atual. A cada dia, mais e mais concorrentes aparecem, nos mais variados segmentos de negócios virtuais. Entretanto, com uma concorrência cada vez mais intensa, é necessário pensar em formas de como atrair parcelas de audiência cada vez mais amplas, para garantir o crescimento e o sucesso da marca, tudo isso através do marketing digital.

Conheça dicas para agradar ao consumidor web

Pensando nisso, iremos apresentar algumas dicas para qualquer empreendedor se destacar no marketing digital em 2014. Acompanhe a seguir.

Jogos e apps temáticos

Jogos e aplicativos são formas incríveis de fazer com que negócios virtuais ou produto se afirmem diante do público. Por meio do entretenimento e diversão é possível captar a atenção de forma emocional, fazendo com que o “conteúdo” do marketing seja transmitido a contento, para o público ao qual se pretende atingir. Por que não criar um app, ou um joguinho, que divirta e faça com que seu público fique por um bom tempo, brincando com sua marca? É uma ótima jogada de mercado!

Engajamento via redes sociais

Segundo pesquisas recentes, em média, o brasileiro passa 10 horas mensais em redes sociais. Imaginem como isso pode ser uma grande janela para uma marca? Não à toa, as maiores empresas do mundo investem fortunas trabalhando as mídias sociais. Desse modo, criar comunidades, com divulgação de produtos e promoções; além de anúncios pensados de forma otimizada, são excelentes formas, não só de vender mais, mas também de se relacionar, de forma direta, com seus clientes. Portanto, jamais deixe seus clientes sem resposta por muito tempo.

Buscar divulgação

Uma excelente alternativa para lojas virtuais é a inserção dos produtos em comparadores de preço, como o Buscapé, por exemplo. Tal ferramenta possibilita ao internauta fazer a comparação de preços e verificar opiniões de outros consumidores on-line. Além de divulgar a marca, o Buscapé facilita o momento da compra e aumenta a credibilidade de sua marca na internet.

Vendas para públicos segmentados

Se você explora um nicho bem estabelecido e claro, você poderá, sem a menor dúvida, rastrear quais os pontos de encontro desses grupos de pessoas na web e tentar se relacionar diretamente com os mesmos. Assim, você despontará como referência para um determinado segmento. Parece pouco, mas imagine um público fiel, comprando de forma permanente os produtos e consumindo os serviços oferecidos? Isso será uma renda constante para qualquer empreendimento.

E para alavancar a publicidade entre diversos segmentos, aposte nos Links Patrocinados como forma de divulgação on-line. Trata-se de uma estratégia onde são utilizadas palavras-chave para atingir somente aos internautas com maiores possibilidades de efetuar uma compra, e o melhor: você só paga quando alguém clicar em seu anúncio. A partir deles, o tráfego qualificado é algo garantido, e isso culmina, consequentemente, em uma captação de clientes certeira.

Organização de dados

Aqui entra a ideia do “big data”, que é justamente a matriz de dados da web. Com essa perspectiva, analisar todo tipo de comportamento e hábito de seus clientes – tanto os ativos, quanto os leads – é fundamental, porque você poderá pensar em lançamentos que sigam ao encontro de seus desejos e aspirações de consumo.

Mobile marketing

Temos atualmente um país coberto de celulares, tablets, iPhones e smartphones de todos os tipos, em uma média de 2 aparelhos por habitante. Desse universo, 53 milhões de usuários acessam a internet via dispositivos móveis. Então, para aproveitar esse espaço, é importante criar sites com design responsivo, ou seja, que possam ser executados em celulares, com total usabilidade. Além de atualizar constantemente os dados em redes sociais e apps como Google Maps e afins.

SEO

Sim, Otimização de sites, de conteúdo e de marketing continua sendo algo capital no ramo de negócios digitais. O quanto melhor estiver sua otimização em todas essas frentes – inclusive onpage – melhor será seu ranqueamento em sites de busca, o que fará dispararem as visitas orgânicas, sua exposição e, é claro, o reconhecimento de sua marca.

Agora que já aprendeu qual o caminho tomar no seu marketing digital, confira 5 mitos sobre propaganda na internet.

Por Ricardo Zacho

Co-fundador da MZclick, professor e especialista em Search Marketing.