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Política de Marca Registrada do Google Adwords

Muitas pessoas anunciam no Google, mas será que todas elas sabem sobre suas políticas? Um dos assuntos que mais geram dúvidas dentre os anunciantes do Google Adwords é a política do Google para as marcas que são registradas. Uma situação bastante comum é os anúncios serem reprovados pelo fato de não terem autorização para utilizarem o nome de determinada marca em sua descrição. O ideal é, antes de anunciar, tomar entendimento de algumas diretrizes para a proteção das marcas registradas no Google Adwords.

Também vale lembrar que as políticas do Google sofreram importantes modificações em 2013. Agora é possível proteger termos para que eles não sejam exibidos em anúncios de terceiros, ressaltando que esta proteção pode ser realizada apenas em nível de palavras-chave.

Como proteger sua marca junto com o Google

O registro de marcas no Google Adwords não é automático, portanto, se você possui uma marca registrada no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) isso não significa que ela será automaticamente uma marca registrada no Google. Para isso será necessário entrar com o pedido de registro com o auxílio da equipe de marcas do Google. Para conseguir registrar sua marca, sua empresa deverá ter sido registrada antes no INPI, sem este registro será impossível completar o cadastro de marca registrada no Google. Caso você já possua registro no INPI, basta solicitar o formulário de preenchimento ao Google e aguardar a confirmação do pedido. Vale lembrar que este pedido pode levar até duas semanas para confirmação completa. Com o pedido confirmado, você poderá autorizar as contas que poderão utilizar os termos específicos da sua marca.

Como conseguir autorização para usar uma marca registrada

Alguma vez você já criou um anúncio no Google e o anúncio foi reprovado? Às vezes o seu anúncio pode ter sido reprovado devido ao uso das marcas registradas que você não possuía a autorização para utilizar. Neste caso, o ideal é entrar em contato com a equipe do Google para lhe auxiliar e fornecer os contatos dos responsáveis cuja marca está registrada para que eles possam liberar sua conta para usar o termo em questão.

Política de falsificação e Direitos Autorais

O Google proíbe a venda e/ou promoção de produtos falsificados. Os produtos falsos possuem um logotipo ou uma marca registrada semelhante que dificilmente pode ser diferenciada da marca verdadeira. Elas plagiam as características da marca no produto em tentativa de passar por produtos originais do possuinte da marca.

– A política de marcas registradas do Google está relacionada aos produtos que são promovidos nos sites. A política e marcas registradas estão relacionadas ao uso das marcas contidas no texto do anúncio ou nas palavras-chave do anúncio que está sendo produzido.

– A falsificação do Google Adwords está relacionada aos artigos que se assemelham às características da marca que é registrada, copiando o produto por completo, como por exemplo: filmes, livros, entre outros.

Ainda com dúvidas para anunciar no Google? Entre em contato com a MZclick!

Por Ricardo Zacho

Co-fundador da MZclick, professor e especialista em Search Marketing.