Categorias
Marketing

O que é o Youtube Analytics?

O Youtube Analytics é basicamente o termômetro do seu canal. Com o Youtube Analytics é possível descobrir informações relevantes de canais baseados em dados espectados reais. Além disso, o recurso também disponibiliza informações importantes para os usuários, por exemplo, como realizar um vídeo melhor, dicas para avaliar ou implementar otimizações, entre muitas outras.

Métricas no Youtube Analytics

Com o Youtube Analytics é possível visualizar diversas métricas relevantes para o seu canal, dentre elas estão:

  • Estratégia – Avalie o desempenho interno do seu canal e fique por dentro das investigações, alterações e tendências da internet;
  • Visualizações – Acompanhe as visualizações individuais de cada um dos vídeos do seu canal. Com este recurso será possível acompanhar os picos de acesso e compará-los com as ações de divulgação e/ou fatores de viralização de vídeos;
  • Informações Demográficas – Por meio destas análises é possível saber o país, a idade e o sexo de quem visualizou o seu vídeo e também o seu canal. Com esta métrica é possível saber qual o tipo de público que mais gera engajamento em seus vídeos;
  • Origens de Tráfego – Seu próprio nome já diz, esta métrica possibilita a identificação de tráfegos responsáveis pelas visualizações dos vídeos e do canal;
  • Retenção do Público – Esta métrica permite compreender a aceitação do conteúdo do seu vídeo. Assim, será possível visualizar cada vídeo separadamente ou o canal completo em um determinado período, podendo analisar os vídeos de maior duração com uma média de retenção. Além disso, também é possível analisar vídeos individuais e compará-los com a média de vídeos que possuem a mesma duração em todo o Youtube.

A ferramenta do Analytics junto com o Youtube é uma ótima maneia de compreender o comportamento do público em seus vídeos e canal. Ele vai muito além de uma simples análise de visualização. Dentre tantos benefícios disponibilizados pela ferramenta, um dos mais importantes é poder comparar seu vídeo com diversos outros que possuem a mesma duração, fazendo com que você compreenda a taxa de sucesso do seu vídeo.

Que tal aumentar o volume de acessos aos seus canais? Saiba como anunciar no Youtube.

Por Ricardo Zacho

Co-fundador da MZclick, professor e especialista em Search Marketing.