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Como funciona a extensão de oferta no Google Adwords?

O surgimento das campanhas avançadas no Google Adwords trouxe muitas novidades, dentre elas, as extensões de ofertas. Embora, recentemente o Google tenha desabilitado esta função, exploraremos abaixo um pouco mais como funciona esta extensão de anúncios.

O que é extensão de oferta?

As extensões de oferta permitem divulgar cupons, descontos e promoções exclusivas para serem usados na loja física. De forma simples, a extensão divulga um cupom que deve ser apresentado na loja física para que então o usuário possa desfrutar do desconto promovido. Ao clicar em uma extensão de oferta, o cliente pode imprimir ou gravar o cupom em seu celular.

O desconto pode ser um valor fixo, como por exemplo: Desconto de R$20,00 com esse cupom ou uma porcentagem, como por exemplo: 20% de desconto com esse cupom. Além disto, é possível divulgar outras promoções, como: Garantia de 2 anos com esse cupom, Montagem Grátis com esse cupom, entre outros.

Essa extensão, ao ser utilizada, ficará junto aos seus anúncios de texto nos resultados de pesquisa do Google, conforme exemplos abaixo:

Extensão de Ofertas Adwords

Extensão de Oferta Adwords

O sistema é bastante similar aos sites de compra coletiva, onde a pessoa ganha um desconto promocional através de um cupom que o usuário apresenta na loja física.

Como inserir extensão de oferta?

As extensões de ofertas podem ser utilizadas no nível campanha ou no nível do grupo de anúncio em “redes de pesquisa e display – todos os recursos” e em “apenas rede de pesquisa – todos os recursos”. Para utilizar esta extensão, basta acessar o menu “Extensões de Anúncios”, posteriormente visualizar “Extensões de Ofertas”, Nova Oferta e preencher os campos necessários:
Título da oferta: Resumo da oferta oferecida.
Data do resgate: É a data inicial e final em que o usuário poderá utilizar a oferta;
Data de distribuição: É a data inicial e final que a extensão de oferta pode ser exibida pelo Google.
Desconto: É o tipo de desconto que os usuários receberão ao utilizar sua oferta. Nesta opção, você pode oferecer um desconto percentual, um desconto fixo ou oferecer algo gratuitamente.
Imagem da oferta: Imagem do logotipo de sua empresa.
Código da Oferta: É o código para resgate do cupom que sua loja física reconheça. Nesta opção, há vários tipos de códigos disponíveis:
UPC-A: 12 dígitos numéricos
Código QR: no máximo 4296 caracteres alfanuméricos
Código 128: alfanumérico ou numérico, com tamanho variável
Código 39: alfanumérico, com tamanho variável
EAN-13: 13 dígitos numéricos
EAN-8: 8 dígitos numéricos
ITF-14: 14 dígitos numéricos
UCC/EAN-128: tamanho variável
Texto: 35 dígitos alfanuméricos
Detalhes da Oferta: Informações adicionais sobre como o usuário poderá resgatar a oferta. Serão exibidos apenas na página de destino da oferta.
Termos e Condições: São os termos para utilização da sua oferta. Deve conter restrições ou exigências, que os usuários devem saber ao utilizar sua oferta. Por exemplo, se sua é oferta é para uma pizzaria, você pode incluir a especificações: oferta válida apenas para pizzas de calabresa e frango. Os demais sabores e produtos não são válidos para essa oferta. Também deve divulgar a data inicial e final para resgate da oferta, informações sobre como resgatar o cupom e demais itens legais sobre a oferta.
Nome da Empresa: Informação sobre o nome comercial da sua empresa.

Quando utilizar extensão de oferta?

Se o seu objetivo é levar o usuário para a sua loja física, a extensão de oferta é uma ótima opção. Isto porque, o intuito desta extensão é converter visitantes online em visitantes “físicos”. O mais bacana é que o usuário apresentará o cupom exclusivo de suas campanhas digitais, permitindo então a mensuração dos resultados de forma mais efetiva.

Quando não utilizar extensão de oferta?

Caso seu objetivo seja a venda online, não é aconselhável utilizar a extensão de oferta. Ao utilizar a extensão você atrairá o cliente para sua loja física, deslocando-o da compra online.
Também não utilize esta extensão se não tem equipe preparada para atendimento. É comum lojas virtuais terem um “galpão” físico, mas não possuírem estrutura para atendimento presencial.
Não utilize esta extensão se o seu estoque é muito limitado. Tenha disponibilidade do produto em sua loja física para atender o cliente de imediato.

Práticas Recomendadas ao utilizar extensão de oferta

Fique atento para divulgar essa promoção para clientes próximos a região da sua loja. Adicionar esta extensão em uma campanha de nível Brasil, sendo que sua loja atende apenas em São Paulo, seria investimento perdido. Utilize essa extensão em campanhas segmentadas para regiões próximas ao seu estabelecimento.

Ao utilizar esta extensão disponibilize também o endereço em seu anúncio através da extensão de local. Desta forma, o usuário visualizará o cupom e poderá ver, logo abaixo, o endereço para apresentação do mesmo.
Analise a possibilidade de divulgar esta extensão para dispositivos móveis. O usuário pode estar buscando o endereço de sua loja ou então procurando lojas próximas do seu segmento e o cupom pode ser um incentivo. Ao utilizar a extensão de oferta, lembre-se de preparar sua equipe para atender a demanda do mesmo.

Dúvidas sobre extensões de ofertas? Conheça os serviços de Marketing Digital da MZclick.

Por Jessica Marcelino

Analista SEM da MZclick.