Para prosseguir com o artigo é fundamental configurar uma meta no Google Analytics e definir um valor para ela.
Caso queira aprofundar mais seus conhecimentos, conheça nosso curso in company de Google Analytics.
Para um e-commerce, esse exemplo ficará mais claro, porém para um site de serviços esse exemplo não é tão simples e portanto vou explicar como definir um valor de uma meta em um site desse tipo.
Vamos imaginar que para conquistar um novo cliente, você precisa receber 100 formulários de contato e que cada cliente gera uma venda de R$100,00. Pronto! Podemos afirmar que cada formulário de contato preenchido vale R$1,00.
Como configurar uma meta no Google Analytics?
Veja uma passo-a-passo no site oficial do Google Analytics (em português):
http://support.google.com/analytics/answer/1032415?hl=pt-BR
Detalhe da área de metas no Google Analytics.
Com a meta devidamente configurada, basta entrar nos relatórios do Google Analytics: Origens de Tráfego > Conteúdo do Web Site > Todas as Páginas e perceber que existe uma nova coluna Valor da Página. Essa coluna faz a seguinte conta.
Fórmula para calcular o Valor da Página no Google Analytics.
(Receita do Ecommerce + Valor da Meta) / Visitas Únicas.
Vamos imaginar a situação onde em uma determinada sessão a página B teve apenas 1 visita única e gerou R$100,00 de Receita no Ecommerce + R$10,00 do valor da meta. Logo o valor da página B, nesse caso, será de R$110,00.
Nessa outra situação combinamos duas sessões e a página B teve 2 visitas únicas e gerou R$100,00 de receita no e-commerce + R$20,00 do valor de meta. Logo o valor da página B, nesse caso, será de R$60,00.
Com essas informações você conseguirá saber qual conteúdo do seu site é mais relevante para o usuário relacionado ao valor (R$) da meta.
Você poderá encontrar oportunidades para gerar mais conteúdo relacionado ou melhorar os que já estão produzidos.