O mercado tem crescido muito e está cada vez mais competitivo. Planejar ações para o dia do consumidor como forma de celebração é uma grande estratégia para chamar a atenção do seu público e criar identidade, fazendo com que ele se sinta único e especial. Consequentemente, o aumento das vendas e o engajamento é garantido.
Utilizar datas comemorativas como a do dia do consumidor é uma chance única para criar, e construir um ótimo relacionamento com o seu público. Desenvolver uma ótima experiência é uma oportunidade única para o seu negócio. Se sua empresa ainda não desenvolveu ações em prol desse dia, continue a leitura e conheça técnicas fundamentais.
Como surgiu o Dia do Consumidor
O dia do consumidor é celebrado no dia 15 de março em comemoração ao discurso do 35° presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy. Kennedy saiu em defesa dos direitos que todas as pessoas têm como consumidores. A data foi criada em 1982 no mesmo dia em que o ex-presidente discursou no ano de 1962.
Já no Brasil, por meio de uma ação conduzida por mais de 500 marcas na internet, a data se consolidou a partir de 2014, criando um cenário muito favorável para a campanha do dia do consumidor. Vamos te mostrar na sequência o que fazer para o dia do consumidor ser um sucesso e dicas para vender mais nessa data tão simbólica.
Prepare sua empresa para as ações do Dia do Consumidor
Estar preparado para ações do dia do consumidor é fundamental para se destacar e construir bons relacionamentos. Os consumidores já esperam por promoções, preços mais atrativos de produtos ou serviços, grandes ofertas, frete grátis, entregas mais baratas e mais rápidas, compre um leve dois, entre outros. Prepare-se, pois as pessoas esperam por ótimas vantagens e benefícios, elas querem que essa experiência valha a pena para o seu bolso. É preciso pesquisar e entender quais são as expectativas do seu público-alvo.
Dica prática: sua empresa pode fazer uma enquete com os consumidores através do Stories do Instagram, por exemplo, oferecendo diferentes opções de promoções para entender quais seriam mais atrativas para o público. Entretanto, atente-se: essa ação deve ser feita bem antes da data para que haja tempo do planejamento e divulgação das ações.
Faça um bom estoque para a data
Veja que os consumidores esperam por essa data, então mesmo que a sua empresa não tenha um estoque é preciso que ela esteja pronta para o impacto desse dia. A demanda por vários produtos nessa data pode aumentar. Então garantir que a sua empresa os tenha em estoque e que todos sejam entregues é crucial.
Como o objetivo é alavancar as vendas, é preciso ter condições de cumprir com o prometido. Caso sua marca anuncie algum produto e o mesmo demore para ser entregue a imagem da sua empresa fica muito prejudicada. E sabemos que não é isso que você quer. Acompanhar o crescimento dos números de vendas se torna primordial para que isso não aconteça.
Dica prática: você pode usar ferramentas como o Google Trends para acompanhar se, historicamente, há aumento na demanda por seu produto ou serviço nesse período. Com isso, você pode preparar sua empresa de forma mais efetiva.
Avalie as opções de logística
Além de estar preparado e com estoque, é necessário ter uma boa logística para esse dia, garantindo que os produtos sejam entregues na data certa. Como já mencionado, o atraso nas entregas podem prejudicar e muito o relacionamento com o cliente. Uma dica fundamental é ter fornecedores logísticos que auxiliarão em toda operação de transporte, garantindo a entrega na data certa.
Dica prática: faça uma análise das regiões para as quais sua empresa mais vende e possui melhor logística. Pense em estratégias direcionadas para esses locais, pois as chances de sucesso são maiores.
Dicas de ações para o Dia do Consumidor
O Dia do Consumidor é uma data chave. Ao realizar um bom planejamento e ações de marketing o sucesso pode ser enorme. É uma data cheia de expectativa. Utilize também gatilhos mentais e verbos de ação.
Conheça agora cinco dicas fundamentais de ações para o Dia do Consumidor.
1. Ofereça uma boa experiência de compra
Quer fidelizar clientes? Promova ações e experiências únicas. Oferecer uma boa experiência de compra consiste em diversos fatores, além de oferecer bons preços e promoções. Podemos destacar:
- Um site de qualidade e de fácil navegação
- A garantia de prazos curtos na entrega
- A construção de um bom storytelling na antecipação da data
- A coleta de feedbacks pós-venda.
Essas ações destacam a sua empresa não só diante dos consumidores, mas também dos concorrentes.
2. Faça ações de frete grátis
Um dos principais diferenciais nas compras online e que chamam a atenção das pessoas é o frete grátis. Uma ótima estratégia para alavancar ainda mais as vendas. As ações do dia do consumidor podem fazer com que as vendas cresçam muito, compensando o “prejuízo” do frete grátis.
Pense também que esses mesmos consumidores poderão realizar mais compras futuramente. Por isso, é fundamental entender qual o LTV (Lifetime Value) dos seus clientes para ter uma visão a longo prazo dos resultados obtidos pela a ação.
3. Promova ofertas exclusivas para seus clientes
Para uma boa campanha de dia do consumidor promover ofertas exclusivas para seus clientes é muito importante. Podemos oferecer diferentes tipos de promoção e as ofertas podem estar em descontos para compras que serão feitas futuramente, descontos progressivos, cupons promocionais, entre outros.
4. Ofereça formas de pagamento diferenciadas
Oferecer formas de pagamento diferenciadas é um dos principais pontos no dia do consumidor e em datas especiais. Os clientes avaliam esses quesitos na hora de efetuar a compra. Facilitar as formas de pagamento serão um auxílio para vender mais. Podemos citar alguns exemplos como:
- Descontos para pagamentos à vista;
- Boletos bancários;
- Cartão de crédito;
- Pix.
5. Divulgue em todas as mídias que sua empresa trabalha
Invista muito em divulgação nas mídias, afinal, de nada adianta todo esse preparo se as pessoas não souberem da sua participação no Dia do Consumidor. Sua empresa pode fazer divulgações em diferentes mídias, como: Google, YouTube, Instagram, Facebook, E-mail Marketing e mais.
É fundamental entender quais canais seu público utiliza para que as ações sejam o mais direcionadas possível.
Agora que você sabe tudo o que é importante para o sucesso da sua empresa no dia do consumidor, entre em contato com um dos especialistas na MZclick. Teremos um imenso prazer em te ajudar a se destacar nas mídias.