Realizar um bom projeto de SEO para sites one page, que são sites com apenas uma página, é uma tarefa quase impossível e por isso gostaria de apresentar uma possibilidade. Site one page é um site construído em uma única página e nessa única URL é possível ver todas as informações sem precisar carregar outras URLs. A ideia é básica e com isso a navegação fica bem intuitiva, porém para SEO é quase um desastre! Site one page é bom para ações específicas e direcionadas: Serve como uma boa página para capturar cadastros, para explicar detalhadamente um único serviço, para explorar uma promoção, etc. Se bem construído ele pode apresentar boas conversões, ainda mais quando vinculado a campanhas no Google Ads, redes sociais e outras mídias.
SEO para site one page
Meu conceito para geração de conteúdo focado em SEO é: Cada URL deve ter uma palavra-chave principal com palavras-chave semânticas construindo o texto. Nessa lógica um site one page irá ter apenas uma palavra-chave, o que limita muito o projeto de SEO! Outro ponto que dificulta a otimização de um site one page é não distribuir popularidade interna e criar ligações semânticas através de URLs mais profundas.
Problemas comuns em sites one page
- Geralmente possui diversos scripts para carregar, o que deixa o site lento e naturalmente piora o posicionamento natural nos buscadores.
- Não é possível desenvolver conteúdos profundos e criar ligações entre eles, pois possuem apenas uma URL.
- Só é possível trabalhar uma palavra-chave, seguindo minha linha lógica que pode ser conferida em meu curso de SEO.
- O conteúdo pode ficar raso.
Pontos positivos em sites one page
- Possuem uma navegação agradável e intuitiva.
- Funcionam bem em dispositivos móveis.
- Geralmente possuem uma boa taxa de conversão, pois são focados em um único assunto e isso favorece a captura do cliente.
Uma solução, em projetos de SEO, para sites one page
Imagine que você tenha um site one page, falando sobre sua loja de bicicletas, bem ilustrado, com bom conteúdo sobre seu serviço e com uma boa taxa de conversão em leads. Você já pensou em anunciar no Google Ads, porém quer aumentar sua exposição através de acessos orgânicos e travou no momento da otimização, não conseguindo evoluir com seu projeto de SEO. Uma solução é criar um blog de apoio para que possa ocorrer a ligação semântica de conteúdos, distribuição de popularidade, construção de técnicas para link building e todas as demais técnicas de SEO possíveis, sem perder o site one page já construído.
Ilustrando o exemplo acima, você teria:
- Uma URL (minhalojadebicicletas.com.br) – Modelo de site one page – Onde você explora seu serviço, sua descrição e dados de contato em uma única página ou única URL.
- Uma outra URL (que pode ser um diretório ou um novo domínio, blogminhalojadebicicletas.com.br ou minhalojadebicicletas.com.br/blog) – Modelo de blog – Onde você publica dicas de bicicletas, locais para passeios, como trocar um pneu furado da bicicleta, etc. Assim será possível trabalhar o SEO de forma completa no blog, criando vínculos com seu site one page e ao mesmo tempo cobrindo diversas palavras-chave de forma orgânica.
Conclusão:
Se você não pensa em ter um blog, como apoio para seu site one page, foque em links patrocinados para conseguir uma amplitude de palavras-chave.