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Como impedir que o seu concorrente ganhe mercado?

Lidar com um concorrente não é fácil, principalmente quando ele é novo e chega dominando o mercado. Antes de mais nada, você precisa entender a diferença entre os concorrentes diretos e indiretos.

Os concorrentes diretos são aqueles que atuam no mesmo segmento, oferecem os mesmos serviços e almejam captar os seus atuais clientes, visto que eles são o seu público-alvo.

Já os concorrentes indiretos não atuam necessariamente no mesmo segmento ou vendem exatamente o mesmo serviço, mas em algum momento ele disputa os mesmos clientes que você.

Para entender melhor: você é um restaurante no estilo Outback, que está sempre pronto para receber comemorações, mas ainda é um restaurante. Um barzinho com música ao vivo e petiscos, não compete no mesmo nível de segmento que o seu, mas ele pode se tornar seu concorrente indireto diante de uma confraternização de fim de ano, onde um grupo de funcionários busca um ambiente para comer, beber e descontrair.

Então, como evitar que o seu concorrente ganhe espaço no mercado?

Diferenciais

Você precisa saber quais são os diferenciais dele e também quais são os seus. Confronte-os para assim identificar quais são os pontos fortes e os pontos fracos de ambos, e claro, onde você deve investir mais em sua empresa; qualidade dos produtos, localização, prazo de entrega, preços e formas de pagamento, atendimento, suporte, entre outros fatores essenciais para o cliente.

Analise as estratégias

Procure analisar as estratégias de mercado que seu concorrente adotou para alcançar o patamar atual. Aprender com os erros dos concorrentes é importante, mas observar os acertos também é uma atitude inteligente. É importante também estar preparado para as “reações” diante das ações do seu concorrente; não seja pego desprevenido. É importante estar sempre preparado para surpreender o seu público.

Ética

Uma reputação sólida também contribui para a preferência do público. Saiba dosar suas ações durante a competição contra o seu concorrente. Lembre-se que sua tarefa não é passar seu concorrente para trás, mas sim, dar um passo à frente.

Marketing

O marketing oferece possibilidades interessantes para quem quer se destacar e se diferenciar. As mídias sociais, por exemplo, ajudam a estreitar o relacionamento com os clientes, tornando-os mais próximos de sua empresa. Enquanto o blog, além de influenciar no SEO, é uma ótima oportunidade de sempre mostrar seu serviço como a solução do problema que o seu cliente pode estar enfrentando. Se o seu concorrente não faz, é uma ótima oportunidade, se faz, busque uma equipe especializada para cuidar das suas campanhas de links patrocinados. São eles os responsáveis por colocar o seus serviços ou os seus produtos à um clique do seu potencial cliente; invista para chegar primeiro nessa corrida.

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