Nem sempre a culpa é da crise ou do mercado difícil; às vezes a principal responsável pela baixa nos lucros de uma empresa, é ela mesma. O motivo? É que muitas empresas não se atentam a importância de se manterem fiéis ao seus consumidores em todos os aspectos e também não se preocupam em acompanhar a progressão do perfil desse público.
Ao longo dos anos, quantas vezes você realizou uma pesquisa de satisfação do consumidor? Será que o seu cliente consome da mesma maneira que consumia 5 anos atrás?
Entender o cliente é a chave do sucesso de qualquer negócio, mas entender quem não é seu cliente, também é importante. Nem sempre ter um bom serviço ou um bom produto, significa que as pessoas os consumirão. É necessário separar o público que você deve investir daquele que não é o foco. A sua principal preocupação é combinar as informações levantadas a respeito do consumidor e desenhar o seu perfil de compra.
Quem é o cliente? Por que ele te procura? O que você vende? O que ele pensa a respeito da concorrência? – São algumas das perguntas que você deve levar em consideração – Qual sua idade? Onde ele mora? Que locais frequenta? Quais seus hobbies? Que conteúdos consome? O que ele espera? – São igualmente importantes.
Realizar pesquisas com o seu cliente é parte vital do processo, o que ajuda a entender suas preferências, decepções e expectativas para com sua empresa. Saber como funciona o seu segmento de atuação, coletar dados a respeito do cenário atual e quais são as possibilidades que ele oferece para o seu negócio ser um sucesso, também faz parte desse planejamento.
Vale lembrar que o estudo de concorrência tem participação especial nessa etapa: o que ele oferece? Quais são seus diferenciais? Por que alguns dos seus clientes têm comprado com ele? No que ele é melhor do que você?
A verdade é que o principal desafio é atender, entender e encantar o cliente, afinal de contas, o mercado está cada vez mais competitivo, lojas de diversos segmentos têm se proliferado, e com tantas opções, fica cada vez mais difícil para o consumidor identificar a melhor.
Atender o consumidor consiste em oferecer todo suporte e todo espaço para que ele possa se comunicar com a sua empresa. É importante que ele se sinta ouvido, que ele sinta que sua opinião é necessária e levada em consideração.
Embora pareça uma tarefa complicada, tratar com clientes pode ser mais fácil do que você imagina, simplesmente porque você também é um. Independente de segmentos e de outros aspectos que diferenciam os consumidores, absolutamente todos têm algo em comum: a busca por uma experiência de excelência.
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