Ter perfil ativo já não é mais o suficiente. É hora de promover seus tweets!
A rede de microblogs é uma das mais utilizadas no mundo. No Brasil, o Twitter ocupa a 3ª posição no ranking das redes sociais mais acessadas, ficando atrás, apenas, do Facebook e do LinkedIn. O Twitter possui, em todo mundo, cerca de 320 milhões de usuários que produzem quase 500 milhões de tweets por dia. Segundo dados do próprio Twitter, 60% do tráfego no site vem do mobile, o que faz todo sentido, já que estamos vivendo na era Mobile First. O engajamento nessa rede social é tão grande quanto a quantidade de conteúdo produzido diariamente.
Se o que você leu até aqui ainda não te convenceu a anunciar no Twitter, vou te apresentar mais alguns dados:
- No Brasil, o Twitter tem cerca de 41 milhões de usuários. E a tendência é que esse número aumente.
- A faixa etária média dos usuários do Twitter, no Brasil, é de 18 a 29 anos.
- O Twitter é mais popular entre pessoas de maior renda, maior poder aquisitivo e maior acesso à educação e cultura.
- 80% dos usuários do Twitter no Brasil seguem pelo menos uma marca no Twitter.
- 29% dos usuários seguem mais de 10 marcas.
- Além buscarem descontos e promoções, 52% dos usuários estão a procura de conteúdo exclusivo.
- Mais da metade dos usuários dizem ainda que preferem tweets patrocinados do que outros tipos de anúncios que costumam ver nas demais redes sociais.
E agora, está convencido? Se sua empresa já tem um perfil no Twitter, bom engajamento com os seguidores, planejamento de conteúdo e já sabe aproveitar o poder das hashtags, chegou o momento de promover seus tweets!
Antes de mais nada, é importante saber que existem três formatos de Twitter Ads:
1. Tweet Promovido:
É um tweet padrão, que quando promovido passa a ser exibido não só para os seguidores do seu perfil, mas também para aqueles que têm os mesmos tipos de interesses que seus seguidores. Abaixo desse tweet, vem a marcação clara alertando aos usuários da rede que esse tweet é promovido. Como todo tweet, ele pode ser respondido, retweetado e favoritado.
Esse tipo de Twitter Ads deve ser usando quando o seu objetivo for: gerar leads, trazer tráfego para o seu site, trazer notoriedade para a sua marca/empresa ou oferecer algum cupom de desconto ou promoção.
2. Contas Promovidas:
As contas promovidas aparecem como sugestão para usuários que possuem interesses semelhantes aos da sua conta. Assim como acontece com os Tweets Promovidos, as Contas Promovidas são exibidas com a devida marcação sinalizando sua condição.
Esse tipo de Twitter Ads deve ser usado quando o seu objetivo for: conquistar mais seguidores, gerar leads através desses novos seguidores, trazer notoriedade para a sua marca/empresa ou trazer mais tráfego para o seu site.
3. Assuntos Promovidos:
Assuntos promovidos são hashtags pagas que aparecem no topo dos trending topics (assuntos mais comentados do dia). Assim como os formatos anteriores, os Assuntos Promovidos são acompanhados das marcações claras, fazendo com que os usuários identifiquem que se trata de uma publicidade. Os usuários do Twitter podem interagir com esse tipo de Ads, podendo inclusive, usar essas hashtags em suas próprias postagens. Diferentemente dos formatos anteriores, os Assuntos Promovidos são exibidos para todos os usuários do Twitter, desde que eles estejam na localidade segmentada pelo anúncio (Exemplo: São Paulo).
Esse tipo de Twitter Ads deve ser usado quando o seu objetivo for: trazer notoriedade para a sua marca/empresa, promover uma ação, trazer maior engajamento, gerar leads.
Agora que você já sabe quais são os formatos de Twitter Ads e quando usá-los, confira essas dicas para construir seu anúncio:
- Defina seu orçamento: Se você já trabalha com marketing digital, sabe que algumas plataformas utilizam o sistema de leilão em seus anúncios, ou seja, eles cobram por performance. Na hora de definir seu orçamento, leve em consideração o objetivo de sua campanha. Por exemplo: nas campanhas de cliques ou conversões no site, você só pagará pelos cliques ou conversões que conseguiu através do Twitter Ads. Nas campanhas por seguidores, você só pagará pelos seguidores conquistados. Nas campanhas por engajamento, você só pagará pelo engajamentos realizados em seus tweets promovidos. Nas Campanhas de Instalação de App, você só pagará pelos cliques que converteram instalações de aplicativos. Nas Campanhas por Leads, você só pagará pelos leads atraídos através a campanha.
- Segmente seus anúncios: A segmentação é o passo mais importante no processo de criação de seu anúncio; um erro de segmentação e todo seu esforço vai por água abaixo. O Twitter não possui uma grande base de interesses, mas é possível segmentar seus anúncios através de perfis semelhantes e até mesmo por palavras-chave.
Ao publicar seus anúncios, lembre-se de acompanhar e mensurar os resultados da campanha. É importante lembrar que nenhuma campanha performa com sucesso absoluto do dia para noite; é preciso ter paciência e acompanhamento diário. Para acompanhar o desempenho da campanha, você pode usar o próprio Analytics do Twitter.
Se a sua empresa ainda não anuncia no Twitter, é bom começar agora!
Se precisa de ajuda nesse processo, ou com outras mídias sociais, a MZclick te ajuda.
[rev_slider cta-relacionamento]