Detalhes são capazes de fazer toda a diferença, sejam eles positivos ou negativos, e no ambiente corporativo essa realidade não é diferente.
Mesmo com exaustivos treinamentos de capacitação, investimentos em suporte, zelo pela qualidade dos produtos e serviços prestados e tantos outros pontos fundamentais para o bom andamento do negócio, pequenas e quase imperceptíveis atitudes diárias podem estar comprometendo a imagem e o desenvolvimento da sua empresa, e você nem imagina. Então, veja agora.
Quando um cliente liga e o seu funcionário diz: “Alô?”
Parece algo extremamente inocente, mas esse tipo de atendimento é responsável por uma boa quantidade de ligações perdidas nas empresas. Quando uma ligação é atendida dessa maneira, quem está do outro lado acredita que tenha cometido um engano, que discou algum número errado que o encaminhou para o telefone de alguma residência, e na maioria das vezes, automaticamente desliga o aparelho. Ainda pior que isso, ao ser atendido assim, o cliente também pode pensar que sua empresa não possui uma postura séria e comprometida, que não se preocupa em transparecer organização e respeito pelo cliente, logo, ele descarta a possibilidade de fechar negócio. A solução para esse problema é simples: padronize a sua forma de atendimento e procure garantir que todos os seus funcionários compreenderam isso.
A falta de ética.
Os consumidores precisam acreditar na qualidade ou na capacidade do que você vende, pelos méritos da sua empresa. Se a sua marca precisa criticar seus concorrentes, realizar comparações, ou até mesmo confidenciar algum tipo de informação negativa sobre seus produtos/serviços para se sobressair e conquistar o público, significa que o seu potencial é fraco, e precisa se apoiar em falhas. Preocupe-se em valorizar seus pontos fortes, reparar os pontos fracos, e realmente atender as necessidades de seus cliente.
Não aproveitar os talentos de forma correta
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A necessidade de uma equipe competente é um fato, mas a maneira como as empresas definem esses candidatos é que costuma pecar bastante. Diversos gestores têm dificuldade de identificar as habilidades de seus subordinados, principalmente se tratando de recém formados que estão ingressando em seu mercado de trabalho, ou seja, falta a sensibilidade de perceber que um funcionário designado para exercer a função A, poderia exercer muito melhor e com mais resultados, a função B.
O ideal é tentar observar o comportamento e a desenvoltura da sua equipe, mais de perto, dialogar e entender seus objetivos e vocações. Ao descobrir novos talentos, você pode dar outro gás para o seu negócio.
São detalhes simples como esses que muitas vezes acabam prejudicando a imagem da sua empresa, ou até mesmo o desenvolvimento diário. Podemos citar outras inúmeras falhas decorrentes da falta de instrução e comunicação corporativa, onde a grande maioria delas (se tratando de detalhes) podem ser facilmente solucionadas, como as citadas acima.
E você? Já teve alguma má impressão de alguma empresa por algum desses ou algum outro motivo? Conte para nós!