Ao iniciar a jornada de trabalho, é comum que, em primeiro lugar, profissionais abram seus e-mails para conferir conteúdos recebidos. Sejam notícias, novidades de suas lojas favoritas ou até mesmo textos motivacionais para começar o dia, o e-mail marketing se tornou uma ferramenta muito eficiente quando o assunto é divulgar produtos ou serviços para um público específico.
No entanto, é importante que a utilização dessa ferramenta de marketing seja feita de forma eficiente. Isso é essencial, pois evita que o e-mail seja redirecionado às pastas de spam. Sem contar que o conteúdo poderá ser bem aproveitado por quem o recebe.
Por isso, continue conosco e descubra como fazer e-mail marketing e aproveitar essa estratégia para a sua marca.
O que é e-mail marketing?
O e-mail marketing é uma estratégia utilizada no marketing digital por diferentes empresas, com o intuito de obter uma comunicação mais direta com seus clientes e manter um relacionamento duradouro com o público.
Diferente do spam, o e-mail marketing é destinado somente para as pessoas que demonstram interesse em receber esse tipo de conteúdo. Dessa maneira, é possível enviar mensagens para cada tipo de público, com diferentes materiais e informações – segundo seus principais interesses.
O legal (e mais indicado também) é que muitos profissionais oferecem a opção de cancelamento pelos usuários. Ou seja, quando não estiverem mais interessados em receber aquele material, ele pode se descadastrar, de forma simples e rápida.
Função do E-mail Marketing
Diferente do que a maioria dos usuários acredita, a função do e-mail marketing não é captar clientes. A captação de clientes é o objetivo das estratégias de Links Patrocinados e SEO – Otimização de Sites.
O e-mail marketing tem uma função especial: retenção e relacionamento com clientes. Mas se antes, ele era importante apenas para sinalizar a existência da sua empresa para os clientes, hoje se tornou uma valiosa ferramenta para quem deseja vender mais
Vantagens de se utilizar e-mail marketing na sua empresa
Se você ainda tem dúvidas se vale a pena investir em e-mail marketing, saiba que essa estratégia conta com diversas vantagens para a sua marca.
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Popularidade do e-mail
Como muitas plataformas e serviços digitais requisitam um endereço de e-mail para preenchimento de cadastro e confirmação de identificação, é difícil encontrar alguém que não tenha ao menos um endereço eletrônico.
Esse mesmo endereço pode ser usado para diferentes ações, afinal, é essencial para atividades diversas na internet.
Esse canal de comunicação é usado por muitas pessoas e, por esse motivo, se torna um excelente local para promover ações e serviços de empresas.
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Alcance do público-alvo
Como o e-mail é incorporado à vida de muitas pessoas no dia a dia, ele é um ótimo canal para conexão e fidelização do público.
O e-mail marketing é destinado a clientes que demonstram interesse em um serviço ou produto específico e, por isso, são enviados somente ao público que aceita receber o seu contato. Ou seja: seu disparo não é feito de forma aleatória.
Quando o conteúdo enviado por esse canal chega ao destinatário, há mais chance de ser aberto e consumido.
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Monitoramento
Outra vantagem do uso do e-mail marketing são as ferramentas de métricas que ele possui.
Por meio delas, é possível observar se as estratégias utilizadas estão gerando bons resultados e quais tipos de conteúdos o público prefere.
Além disso, profissionais conseguem observar a quantidade de novos cadastros e descadastramentos, o que facilita a análise de resultados da campanha feita.
Quais são os tipos de e-mail marketing mais utilizados?
Como o e-mail marketing pode ser usado para a captação de um público diverso, ele oferece diferentes opções de estratégias.
A seguir, te mostramos alguns dos formatos utilizados:
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Newsletter
Esse tipo de e-mail conta com um teor mais informativo.
Na newsletter, é possível abordar diferentes assuntos e indicações de outros conteúdos para consumo. Em geral, o envio é recorrente.
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E-mail marketing promocional
Mais voltado para o setor comercial, essa opção de e-mail tem como objetivo promover ou vender algum serviço, ou produto.
Também pode ser usado para a divulgação de eventos ou promoções disponíveis. Dessa maneira, consegue instigar o interesse do destinatário em adquirir algo.
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E-mail de recepção
O e-mail de recepção é utilizado como a primeira mensagem para um público novo. É como uma “boas-vindas” ao usuário que acabou de se inscrever no seu fluxo.
Esse tipo de e-mail marketing pode conter informações iniciais sobre o remetente – por isso, funciona como uma confirmação de recebimento da inscrição do cliente.
Como é o primeiro contato direto entre a empresa e o cliente, é importante que o conteúdo presente compartilhado seja eficiente e atrativo.
Portanto, saiba quem é seu público-alvo e como atingi-lo de maneira eficiente.
Como construir sua lista de e-mails
Para começar o envio de seus e-mails marketing, é preciso estabelecer uma lista de contatos para recebimento.
Uma das formas de fazer isso é saber como disparar e-mail em massa.
Nesse caso, é possível criar conteúdos específicos para capturar e-mails e usá-los na criação de banco de endereços eletrônicos.
Compartilhar materiais como e-books ou até mesmo páginas de cadastro no site da sua empresa podem solicitar o e-mail do público. Esse é o primeiro passo para que usuários se tornem possíveis clientes.
O uso de propagandas na internet em sites ou páginas de interesse que tenham a ver com a sua marca também aumentam sua lista de e-mails.
Essas estratégias iniciais são muito importantes, pois garantem que pessoas realmente interessadas em seus produtos ou serviços se tornem possíveis futuros clientes.
Dicas para uma boa estratégia de e-mail marketing
Se você ainda tem dúvidas de como criar e-mail marketing de forma eficiente, confira algumas dicas que podem ajudar nesse processo.
Planejamento
Planejar a frequência de envio de e-mails evita que o seu público fique saturado ou não consiga acompanhar todas as mensagens enviadas.
Além disso, o envio de e-mail só deve ser feito quando você possuir um conteúdo realmente relevante para seus clientes.
Evite comprar listas de e-mail
Mesmo que seus olhos cresçam sob uma lista enorme que promete crescimento rápido, saiba que dificilmente você conseguirá um bom número de interessados em seu conteúdo.
O ideal é focar em conquistar um público nichado, que se interesse por sua marca de forma natural.
Para tanto, produza bons materiais e conteúdos atrativos que captem a atenção dessas pessoas, tanto no e-mail, quanto no seu site ou redes sociais.
Como funciona o serviço de e-mail marketing da MZclick?
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Planejameno e Produção de Conteúdo
No processo de e-mail marketing, a MZclick fará uma análise do seu objetivo e público-alvo, e a partir disso, definirá a melhor estratégia para a produção de conteúdo – desde o tema até a linguagem a serem utilizados.
O conteúdo é o nosso principal foco: nossa preocupação é alcançar uma boa taxa de cliques, ser eficaz no seu objetivo (seja ele vender ou informar) e efetuar uma alta taxa de entregas assertivas. Fazer com que o seu e-mail marketing ofereça o conteúdo certo, na hora certa.
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Planejamento e Envio de E-mail Marketing
No processo de disparo, a análise continua presente. Iremos identificar alguns pontos como: o melhor dia da semana e horário a ser enviado, acompanhar o desempenho das entregas, taxas de aberturas e feedbacks.
Além disso, contamos com 3 ferramentas que são referências nessa tarefa: MailChimp, Hubspot e Dinamize.
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Acompanhamento dos Resultados
A MZclick, compromissada com o resultado das campanhas de e-mail marketing, faz a mensuração periódica do desempenho de cada campanha.
Nessa etapa geramos um relatório que é enviado ao cliente com as principais informações referente à campanha, acompanhado de dicas e sugestões para próximos envios.
O relatório tem como principais objetivos:
- Mostrar o desempenho das campanha;
- Identificar problemas;
- Apresentar soluções e oportunidades.
Quer saber mais sobre nosso serviço de e-mail marketing? Entre em contato e fale com um especialista agora mesmo.