Cinco palavras-chave
Escolha 5 palavras-chave que descrevam seu serviço ou produto. Caso você tenha uma padaria, selecione: padaria, pão, panificadora, padeiro e padoca. Então acrescente palavras antes e depois para encontrar um nome para seu domínio.
Use um domínio exclusivo
Não crie um domínio que represente uma variação de um outro, já existente, na esperança de conseguir acessos. Prefira um domínio único e exclusivo.
Prefira domínios .com ou .com.br
As pessoas digitam automaticamente .com ou .com.br quando tentam entrar em um site. Caso tenha domínios .net, .info, etc. prefira realizar um redirecionamento 301 para o domínio principal .com.br por exemplo.
O domínio precisa ser simples
Pense na facilidade de digitação do domínio, na facilidade de memorização e prefira um domínio curto. Não complique.
Utilize um domínio que faça relação com seu conteúdo.
Ao divulgar um domínio as pessoas tentarão “adivinhar” seu conteúdo. Exemplo: Se seu domínio for pizzaria.com.br as pessoas irão imaginar que esse site possui um conteúdo relacionado com delivery de pizza, por exemplo. Usando a mesma linha de raciocínio se você tem uma pizzaria e seu domínio é sol.com.br seu esforço para construção da marca será muito maior.
Não use hífens e números
Utilizar hífens e números dificultam a memorização do seu domínio.
Ferramenta para obter ideias de domínios
Você pode usar a ferramenta de palavra-chave do Google AdWords para encontrar ideias de palavras para criar seu domínio, selecionando assim os termos populares de acordo com sua área de atuação.